sexta-feira, 13 de junho de 2014

Vereador Juliano Cruz critica título dado a Prefeita de Camocim



Como pode uma administração ser uma das piores do Estado em educação e receber a honraria de 5ª melhor administração pública cearense?
O Vereador Juliano Cruz questionou os critérios que fizeram com que a Prefeita Bláblá Monica Aguiar se consagrasse a 5º melhor do Estado do Ceará, mediante uma pesquisa que avaliou 33 administrações. A interrogação do vereador é pertinente, principalmente quando se leva em consideração que, a qualidade de vida de uma população perpassa primordialmente pelo sistema educacional, “que é a alma de qualquer coisa. Ela é fundamental e é a coisa mais importante”, como bem disse Juliano. Quando o sistema educacional é eficiente e torna-se combativo faz com que os desafios pereçam facilmente com a ajuda de outras ações complementares. Porém, o problema é que, de acordo com os resultados do SPAECE, Camocim obteve o pior resultado da 4ª Crede e incorpora a lista dos 18 priores índices de todo o Estado. Este fato foi amplamente divulgado pelos principais veículos de imprensa do Ceará, além de blogs e comentários lamentosos na grande rede social da internet.

Como pode uma administração ser uma das piores do Estado em educação e receber a honraria de 5º melhor administração pública cearense?

Pelo apoio que a administração tem, Juliano disse que “esperava muito mais”, mas que foi  e que muitas obras ainda estão para serem realizadas. “Pode sair, mas, daqui pra trás, para receber este prêmio, quais foram os critérios”? Questionou e continuou, “eu ainda não vi uma grande obra que tornasse impacto”. “Estão sendo construídas algumas”, disse, “mas não foram inauguradas”.

O vereador Emanuel Vieira, ao responder Juliano Cruz, iniciou justificando pela educação, que apesar dos péssimos indicativos, ale afirma que houve avanço na área, e a secretaria de educação está realizando um grande trabalho para melhorar seus indicadores.

Sobre a premiação, o defensor do governo Monica, Emanuel, disse que “essa ideia do prêmio dos melhores prefeitos do ano está na trigésima edição, então se configura um evento sério, promovido pelo Jornalista Antônio Carlos Viana, e, dentre os critérios, é convidado o pessoal da OAB, da assembleia legislativa, o representante da APRECE, várias entidades de classe que fazem esta avaliação. E são avaliados as dividas tributarias do município, equilíbrio do pagamento fiscal da folha, lei de responsabilidade fiscal, aplicação dos recursos - a prefeita aplicou mais do que a lei obriga, em termos na Saúde e na Educação”.

Contudo, Juliano reforçou que deve se investir cada vez mais na educação, e que apesar da existência de bons profissionais qualificados atuando na área, existe também um grande número de profissionais desqualificados dificultando o processo.

Finalizando o discurso, o edil relatou a situação do Centro Artesanato de Tatajuba, que está totalmente abandonado, sem nenhuma serventia, com estrutura se desmanchando.  

Já a outra reclamação diz respeito à saúde da comunidade, que contava comum bugre disponível para socorrer os moradores em caso de necessidade urgente.
Com Informações do Revista Camocim

Nenhum comentário:

Postar um comentário